06/03/2024 às 20:47 Entrevistas

Entrevista com Altti Veteläinen (For My Pain...)

15
5min de leitura

Altti Veteläinen é baixista do For My Pain..., banda que está retornando com disco novo após 20 anos de silêncio. O primeiro e único álbum lançado foi o icônico “Fallen” (além do EP “Killing Romance”). Conversei com Altti sobre aqueles tempos e sobre o futuro!

Olá, Altti! Obrigado pela entrevista! Como estão sendo as sessões de gravação para o novo álbum? Quais são as diferenças de quando você entrou em estúdio para gravar o “Fallen”?

Altti: Sim, certo, estamos em estúdio há meses para gravar algumas músicas novas. As gravações estão indo muito bem até agora, obrigado. Tem sido muito legal estar em estúdio com os caras depois de quase 20 anos. A atmosfera tem sido muito descontraída e todos os caras estão muito animados com as novas músicas! Há uma diferença muito grande em comparação com as sessões do ‘Fallen’. Naquela época, as bandas vendiam muitos álbuns físicos e as gravadoras estavam dispostas a pagar vários meses de sessões de álbuns, incluindo viagens para hotéis etc. Hoje em dia, as pessoas compram muito poucos álbuns físicos e os orçamentos são, em muitos casos, autofinanciados. Este é o nosso caso também. Estamos planejando e cuidando de tudo sozinhos e gravando todo o pacote em nosso próprio estúdio. A mixagem e masterização serão feitas em outros estúdios, mas fora isso todo o circo será executado pelo nosso próprio trabalho. Mesmo que o mundo e o mundo da música sejam muito diferentes, cuidaremos para que a música tenha o mesmo poder e espírito de há 20 anos.

Qual linha de baixo do ‘Fallen’ você considera seu melhor trabalho? Por quê?

Altti: Haha! Essa é uma pergunta muito difícil porque nunca pensei nisso. Não consigo escolher nenhuma linha de baixo em particular... Mas gosto muito da faixa de abertura ‘My Wound is Deeper than Yours’, porque começa com baixo, é muito poderosa e direta em geral. E conta logo como será o álbum. Outra favorita é ‘Dear Carniwhore’. É uma música muito rock e muito diferente comparada a essa faixa de abertura.

Qual música do ‘Fallen’ foi mais desafiadora de gravar? Você lembra de algum que começou de uma maneira e terminou completamente diferente?

Altti: Talvez ‘Rapture of the Lust’ porque reescrevemos toda a letra no estúdio. A primeira letra não funcionou bem o suficiente, então decidimos que a única coisa a fazer era escrever letras novas.

Como surgiu a icônica introdução de guitarra de Autumn Harmony? Você poderia compartilhar um pouco sobre a inspiração por trás dessa música?

Altti: Foi criada no estúdio e no nosso hotel. Lauri tinha alguns riffs e versos básicos para a música e o resto foi composto no estúdio.

Como a banda surgiu com o nome “For My Pain...”?

Altti: Estávamos discutindo as ideias para o nome com o Olli-Pekka e o Petri. Queríamos ter um nome que descrevesse o sentimento geral da música e que tivesse uma atmosfera sombria e um pouco deprimente. Então surgiu a ideia de For My Pain. Foi simplesmente perfeito. Queríamos ainda adicionar esses três pontos após o nome para torná-lo ainda mais mítico.

Como surgiu a ideia da capa do álbum ‘Fallen’?

Altti: Eu estava dirigindo a arte com o Tarvis Smith, que foi responsável por todo o nosso trabalho artístico. Queríamos ter algum anjo caído na capa... Mas de uma forma um pouco diferente do que normalmente é feito. Também algumas folhas caídas que aparecem aqui e ali nas nossas letras. Em vez de tons pretos e escuros, queríamos uma atmosfera branca, gelada e um pouco azulada para refletir também o Norte. Normalmente as bandas de gothic metal têm capas de álbuns muito escuras, mas queríamos que fossem brancas e brilhantes para aparecer nas prateleiras das lojas de discos.

O novo álbum traz dois novos membros, Ari e Marco. Você chegou a conversar com o Tuomas Holopainen e o Petri sobre a manutenção da colaboração ou você decidiu substituí-los já de imediato?

Altti: Sim, naturalmente também conversamos com Tuomas e Petri no início. O Petri já havia se aposentado do mundo da música há muito tempo, então ele nos pediu para encontrar algum substituto para ele. O Tuomas estava muito interessado na ideia de retorno e nos disse que se sente muito nostálgico em pensar nos tempos de gravação dos lançamentos de ‘Fallen’ e ‘Killing Romance’. Mas naturalmente ele está muito ocupado com o Nightwish porque eles cresceram muito durante esses anos. Após conversarmos, ambos concordamos que funcionaria muito melhor se encontrássemos um substituto para ele na escalação. Respeitamos totalmente as decisões de ambos e estamos felizes em continuar a história de For My Pain... com os novos caras.

Historicamente, o For My Pain teve membros que também tocam em outros bandas como Nightwish, Eternal Tears of Sorrow e Charon. Qual sua opinião sobre essas bandas?

Altti: Bem, Eternal Tears of Sorrow sempre foi minha banda mais importante porque eu a criei desde o início e há milhares de ótimos momentos com a banda ao longo dos anos. Sobre o Nightwish, eu tenho ouvido o material deles desde o início e nos tornamos grandes amigos deles quando fizemos uma turnê juntos pela Europa em 2000. Foi a primeira turnê do Nightwish na Europa e para o EToS foi a primeira turnê européia de todos os tempos. Charon é uma parte muito forte das raízes do metal do Norte da Finlândia. Sempre gostei do material deles e nosso guitarrista Lauri fez parte da formação deles em álbuns posteriores.

A cena metal na Finlândia é muito forte, com próximos lançamentos de For My Pain, Wintersun, Nightwish, Sonata Arctica, Korpiklaani, e mais este ano. Qual é a sua opinião sobre a cena atualmente?

Altti: Bem, para ser honesto, eu não acompanho toda a cena metal finlandesa há muito tempo. Eu não ouço bandas novas nem as acho tão interessantes. As bandas que escuto são aquelas que estão na cena há décadas e eu já ouvia no século passado. Eu sei que existem novas bandas e novas músicas, mas elas não conseguem se diferenciar e é difícil fazer algo original e com um som novo.

Falando na Finlândia, outra banda proeminente de gothic metal é o HIM. Você pode dizer que eles foram de alguma forma uma inspiração para For My Pain?

Altti: Eu estaria mentindo se dissesse não. Haha! Certamente todos nós os ouvimos, especialmente nos velhos tempos. Gosto muito dos dois primeiros álbuns deles e eles são marcos notáveis na história da música finlandesa e no gênero que representamos também com For My Pain...

Qual música você está mais animado para tocar nos próximos shows da banda? Podemos esperar mais apresentações fora da Finlândia?

Altti: Tenho certeza que praticamente todas as nossas músicas serão ouvidas no show de retorno. O fato é que lançamos apenas um álbum e um EP então não há outra maneira de ter um setlist longo o suficiente a não ser tocando tudo, haha! É claro que haverá alguns novas coisas para ouvir também... Então estou realmente ansioso por essa noite e finalmente tocar para o público ao vivo depois desses anos!

06 Mar 2024

Entrevista com Altti Veteläinen (For My Pain...)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Altti Vetaläinen For My Pain

Quem viu também curtiu

23 de Jun de 2021

“Foi o Sid Vicious quem me inspirou a criar o Helloween e o power metal!” – Entrevista com Michael Weikath (Helloween)

20 de Abr de 2022

Entrevista: Timo Tolkki (ex-Stratovarius) fala sobre "Visions", Andre Matos e mais

20 de Ago de 2022

Entrevista com Júlio Ettore - Rock Nacional 1980