09/12/2021 às 15:16 Resenhas de Discos

Muqueta Na Oreia põe a nu mazelas e desafios do nosso povo em “Brasileiros”

128
2min de leitura

Resenha do álbum "Brasileiros", da banda Muqueta Na Oreia - Músicas de protesto que desnudam a realidade visceral são cada vez mais necessárias em um Brasil onde a esperança parece que foi tirar férias.

Esse discurso historicamente mais associado ao samba e rap acabou por germinar também em um terreno mais pesado, repleto de riffs de guitarra e voz agressiva.

Dessa forma, o Muqueta Na Oreia lançou o álbum “Brasileiros” – espécie de coletânea de histórias de diferentes brasis por meio de seus mais diversos personagens.


Com músicas que variam de assuntos religiosos (“O Anticristo”) até as dificuldades enfrentadas pelas mulheres (“Samba de Maria”), o Muqueta recarregou sua arma de protesto e disparou o discurso no ventilador, ampliando o raio de atingimento com uma ampla sinfonia de indignação para Racionais MC’s nenhum botar defeito.

Logo no começo, “É Na Porrada” mostra a proposta de aliar groove e peso enquanto Ramires canta sobre como a humanidade sempre esteve em estado constante de guerra. Por ser cantado 100% em português, a banda toca mais ao coração do brasileiro e consegue aprofundar e espalhar com mais eficiência sua mensagem.

Outra música que merece destaque é “Teorias da Conspiração”, que traz nos versos uma mensagem relacionada às fake news: ‘Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, mas pode ser verdade!’


Embora os solos de guitarra não estejam muito presentes, o trabalho do instrumental segura bem a peteca. Destaque para o baterista Henry, com seus grooves e viradas precisos, principalmente em “Sangue no Zóio”.

Por fim, “Brasileiros” funciona como um genuíno retrato do nosso povo. A esperança que nos resta é que a esperança retorne para nossas terras antes que o navio afunde de vez. 

09 Dez 2021

Muqueta Na Oreia põe a nu mazelas e desafios do nosso povo em “Brasileiros”

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

muqueta na oreia

Quem viu também curtiu

08 de Abr de 2022

Shaman aponta para o futuro e faz de “Rescue” muito mais do que um resgate interno

15 de Jun de 2021

Ao resgatar elo perdido intergeracional, Helloween prova que o inteiro é maior que a soma das partes

28 de Jan de 2021

Resenha de disco: "Marching Out Of Babylon" - Pantokrator