15/06/2021 às 14:36 Entrevistas

“O novo disco soa como power metal escrito na década de setenta!” – Entrevista com Joe Martignetti (Sunrunner)

123
6min de leitura

A banda americana Sunrunner está lançando seu novo disco “Sacred Arts of Navigation”, repleto de influências setentistas e temas como a dualidade entre a natureza e a humanidade.

Conversei com o guitarrista Joe Martignetti sobre a expectativa para o novo lançamento e também sobre como é ter um vocalista brasileiro como integrante! Isso porque Bruno Neves é o novo dono dos microfones do quarteto!

Boa leitura!!

Gustavo Maiato: Eu gostaria de começar essa entrevista falando sobre o novo disco “Sacred Arts of Navigation”, que está prestes a ser lançado. A banda vem mudando a sonoridade desde o primeiro disco, então o que os fãs podem esperar desse novo registro?

Joe Martignetti: Será mais na pegada do nosso último álbum, o “Ancient Arts of Survival”. O título é até parecido. Vamos ter alguns elementos progressivos, será nessa linha.

Gustavo Maiato: Vocês trabalharam com o renomado produtor Marcus Jidell (Candlemass). Como nós podemos ver o “toque” dele nesse álbum?

Joe Martignetti: Essa é a maior diferença! O disco soa mais pesado, nós usamos alguns equipamentos analógicos. Ele é um grande fã dos anos 70, decidimos manter essa pegada, mas com peso e tudo mais.

Gustavo Maiato: Podemos dizer então que os anos 70 são os seus preferidos desde sempre? Como colocar essas influências de décadas atrás em músicas feitas agora no século XXI?

Joe Martignetti: Esse é o segredo! É bem difícil, mas conforme você escreve, isso passa a vir mais naturalmente. Também sou muito influenciado pelos anos 80. Por isso nós mantivemos os equipamentos analógicos antigos.

Não que a gente queira copiar nem nada, mas essas músicas que surgiram uns 40 anos atrás são as melhores para mim. É como se fosse um resgate desse estilo, mas também com algo de power metal, doom metal, só que como se esses gêneros tivessem surgido nos anos 70.

Gustavo Maiato: Você está gravando um novo clipe também, certo? O que você pode adiantar para nós?

Joe Martignetti: Ainda estamos fechando todo o conceito do vídeo. Sempre fizemos lyric videos e também mostramos a gente tocando no vídeo, simplesmente isso. Dessa vez, estamos decidindo qual música vamos trabalhar com o videoclipe e pensar uma forma diferente de gravar.

Gustavo Maiato: Foi fácil compor o disco durante a pandemia? Aí nos EUA está um pouco melhor, mas de qualquer forma... A pandemia influenciou na composição e gravação?

Joe Martignetti: Bom, o Marcus esteve conosco ainda no ano passado, não tivemos muitos casos de coronavírus aqui. Nós somos do Maine, bem no Norte, então não sofremos tanto com a pandemia.

Tudo aconteceu no tempo certo, as guitarras, baixo e bateria já tinham sido gravadas. Agora, quanto ao resto da pandemia, isso nos deu um pouco mais de tempo. Claro que é difícil, nosso vocalista, o Bruno, mora no Brasil e tudo mais.

Normalmente nós precisamos apressar o processo de compor e gravar, mas dessa vez pudemos fazer as coisas com mais calma.

Gustavo Maiato: Falando sobre o “Ancient Arts of Survival”, o conceito reflete um tempo onde a humanidade estava em harmonia com a natureza, controlando seu destino. Será que ainda temos esse controle mesmo em tempos de pandemia?

Joe Martignetti: Sou um fã dessa arte da sobrevivência. De estar lá fora na imensidão e sobreviver, caçando e pescando sua própria comida. Não acho que a maneira que vivemos hoje é ruim, não trocaria, mas imagina se tivéssemos o melhor dos dois mundos?

No futuro podemos ter algum aparelho que nos faça voar pelas florestas, poderíamos levar nosso computador para o meio da natureza. Aí eu iria fazer um peixe no fogo, na beira do rio. Seria uma combinação do que a humanidade fez por milhares de anos com essa era louca cheia de tecnologia que vivemos hoje em dia.

Também sou fã do Tom Brown Jr, ele é um autor e naturalista, assisti umas aulas dele já, ele é muito inspirador. Ele dá ferramentas e explica sobre como construir o abrigo correto dependendo da situação que você estiver.

Ele ensina habilidades de sobrevivência e isso reflete nos livros dele. Eu gostaria de escrever mais discos, tem muita coisa que eu queria escrever, mas infelizmente não dá!

Gustavo Maiato: A capa do disco mostra um índio nativo americano em uma paisagem moderna, com prédios e tudo mais. É esse contraste entre o novo e o velho que você comentou, certo?

Joe Martignetti: Acho que se você combinar tecnologia com natureza você acaba vivendo em um lugar tipo os planetas de Star Wars, com armas a laser e tudo mais! O futuro terá sua tecnologia, com naves e tudo mais. Eu amaria isso!

Gustavo Maiato: O Sunrunner sempre foi um trio. Agora, vocês são quatro. Quais as diferenças entre os dois formatos?

Joe Martignetti: Fomos em três por um tempo, agora somos quatro, não escolhemos isso na verdade. Sempre foram os mesmos caras. Já tivemos dois guitarristas também, chegamos a ter seis pessoas na banda!

Gustavo Maiato: E qual formato é melhor para tocar ao vivo?

Joe Martignetti: Ter uma segunda guitarra me ajudando é muito bom. Posso fazer as harmonias e tudo mais. Gosto desse formato de trio, soa grandioso, acho que não tem “briga” entre as guitarras. Você só toca um acorde, o baixo vem junto, soa bem forte.

Mas eu sinto muita falta das harmonias de guitarra. É preciso ter cuidado com isso quando escrevemos o disco, não dá para fazer harmonias muito loucas na guitarra, não sabemos se teremos um segundo guitarrista!

Gustavo Maiato: Quais guitarristas mais influenciaram seu estilo de composição? Aposto que são músicos dos anos 70!

Joe Martignetti: O Tony Iommi é provavelmente meu guitarrista favorito. Ele não é um shredder nem nada, mas os riffs que ele faz... Toda nota é 100% perfeita. Tem outros caras que curto, mas os discos do Sabbath são perfeitos.

Também gosto muito do Alex Lifeson do Rush e do Richie Blackmore, gosto muito de Deep Purple. Esses três são os meus favoritos!

Mas olha o nosso caso, precisamos aprender a sobreviver aqui no nosso planeta. O contraste na capa do disco representa um guerreiro do passado. Ele tem uma arma futurística também.

Gustavo Maiato: O Sunrunner tem uma conexão especial com o Brasil! O vocalista Bruno Neves entrou na banda recentemente! Como um cara brasileiro acabou entrando em uma banda americana?

Joe Martignetti: Parece estranho né? O que aconteceu foi que fizemos uma turnê no Brasil. Nosso empresário estava em contato com o Bruno. Não lembro agora a linha do tempo certinha, mas depois dessa turnê, nosso vocalista/baixista, o Dave, teve seu primeiro filho.

Ele poderia compor conosco, mas não poderia fazer turnês. Tínhamos um substituto, mas que também tinha família. Então fomos procurar alguém com essa pegada mais melódica e pesada na voz.

Como eu disse, vivemos no Maine, não tem muita gente aqui. É um estado grande, mas não tem ninguém aqui, a cena metal é pequena. Queríamos alguém com um estilo bem específico. Alguém que fosse tipo o Ronnie Dio, sabe?

Eu brincava com meu empresário dizendo que seria mais fácil achar alguém do Brasil. Ele falou “deixa comigo!”. Então, ele enviou alguns e-mails e depois recebemos uma lista com vários vídeos de cantores brasileiros. Todos eles eram ótimos.

Gustavo Maiato: Você encontrou o seu Dio? (risos)

Joe Martignetti: Sim! Uma das primeiras pessoas que enviaram material foi justamente o Bruno. Ele enviou um vídeo cantando Blind Guardian, nós o achamos ótimo. O Mario Linhares enviou também, tinha outros caras. Será que seria possível ter alguém do outro lado do planeta cantando conosco?

Foi uma escolha difícil, eram muitos cantores bons, mas o Bruno gostava das mesmas coisas que a gente. Somos parecidos no modo de pensar também. Fazia sentido escolher ele. Então foi o que fizemos!

Gustavo Maiato: Que memórias você tem dessa turnê do Sunrunner pelo Brasil?

Joe Martignetti: Muitas coisas engraçadas aconteceram no Brasil! Na primeira noite, bebemos bastante cachaça, foi ótimo! Desde o momento que aterrissamos até quando voltamos, tudo foi ótimo. As pessoas estavam animadas para ver nosso show, tudo foi maravilhoso, com muita energia.

Gustavo Maiato: Vocês já têm planos para voltar ao Brasil?

Joe Martignetti: Sim, definitivamente! Está no nosso radar, só não sei quando ainda. Normalmente, o álbum sairia e nós iríamos para uma turnê para promover, lá para o final do ano. Não sei se vai rolar dessa vez, mas assim que der estaremos aí!

15 Jun 2021

“O novo disco soa como power metal escrito na década de setenta!” – Entrevista com Joe Martignetti (Sunrunner)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

sunrunner

Quem viu também curtiu

23 de Jun de 2021

“Foi o Sid Vicious quem me inspirou a criar o Helloween e o power metal!” – Entrevista com Michael Weikath (Helloween)

20 de Abr de 2022

Entrevista: Timo Tolkki (ex-Stratovarius) fala sobre "Visions", Andre Matos e mais

20 de Ago de 2022

Entrevista com Júlio Ettore - Rock Nacional 1980