Imagem capa - Resenha do disco

Resenha do disco "Interestellar Experience", de Jaeder Menossi

Como contar a história de uma viagem para Netuno em 90 dias em busca do autoconhecimento utilizando basicamente a guitarra? Esse foi o desafio do guitarrista Jaeder Menossi em seu projeto Interestellar Experience.


O primeiro registro, de mesmo nome, traz músicas notadamente pensadas para a guitarra, privilegiando solos, riffs e licks como ferramentas para explicar o conceitual. Um exemplo é “Countdown Release”, logo no começo, onde um loop de guitarra retrata o lançamento do foguete que nos leva ao espaço.


Sem exageros e passagens super técnicas apenas porque sim, Jaeder mostra como a guitarra pode alimentar nossa imaginação. Em “Andromeda”, o vocalista Jere Nery empresa sua voz rasgada e poderosa e o resultado também funciona muito bem.


Uma importante característica é como Jaeder utiliza recursos da técnica para contar a história. Em “Starshade pt 1”, por exemplo, o delay forte da guitarra nos transporta para uma atmosfera etérea e “espacial”, por assim dizer.


Jaeder Menossi deu aula sobre como construir um conceito musical cuja espinha dorsal é a guitarra. O maior problema é a ausência do disco de plataformas como Spotify, fato que, resolvido, aproximará sua obra ainda mais dos amantes do rock (quase) instrumental.